Cientista indiano-americano propõe agricultura brasileira como modelo global
Professor da Universidade de Ohio, Rattan Lal ganhou o World Food Prize em 2020 e foi co-laureado com o Nobel da Paz em 2007| Foto: Felipe Miller / Divulgação Confea
O cientista indiano radicado nos Estados Unidos, Rattan Lai, co-laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2007 e vencedor do Prêmio Mundial da Alimentação em 2020, propõe que o programa brasileiro de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) sirva como modelo para outros países pobres e em desenvolvimento.
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/agronegocio/cientista-indiano-americano-propoe-agricultura-brasileira-como-modelo-global/
Copyright © 2023, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Por meio de juros mais baixos, o Programa ABC financia ações de recuperação de pastagens degradadas, plantio direto na palha e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), dentre outras práticas conservacionistas e que contribuem para redução das emissões de gases de efeito estufa. Somente na savana africana, segundo Lal, há 193 milhões de hectares de pastagens e 54 milhões de terras agrícolas que poderiam ser beneficiados pela moderna tecnologia agropecuária tropical brasileira, devido às similaridades dos biomas.
“O sucesso do programa ABC precisa ser traduzido, extrapolado e amplificado para países em desenvolvimento ao redor do mundo. O milagre do Cerrado é um exemplo do que pode ser feito na África. Acredito que os países dos Brics, juntos, podem fazer uma grande diferença”, afirmou Rattan Lai durante conferência na 78.ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea), realizada em Gramado (RS).
Dizendo-se otimista em relação ao futuro, Lai entende que o Brasil não deve se contentar em ter uma agricultura rotulada como carbono neutro. “A meta não é zero emissão, mas emissão negativa. Acabamos de enviar um documento para os formuladores da Farm Bill dos Estados Unidos, em que defendemos o pagamento de 50 dólares por acre por ano pela adoção de tecnologias conservacionistas que sequestram carbono no solo. Se isso acontecer, espero que o Brasil siga no mesmo caminho”, enfatizou o cientista.
Depois de falar à plateia de engenheiros brasileiros, Rattan Lai, que é professor de Ciências do Solo da Ohio State University, conversou com a Gazeta do Povo. Veja os principais trechos.
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/agronegocio/cientista-indiano-americano-propoe-agricultura-brasileira-como-modelo-global/
Copyright © 2023, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Link para matéria completa: