Procurar por:
LABAS – importância, pioneirismo e perspectivas

Para a obtenção de produtividades compensatórias das culturas e boa qualidade dos produtos, é essencial uma adequada nutrição mineral das plantas. Doses inadequadas de nutrientes (sub ou superdoses) acarretam em desequilíbrios nutricionais devido a excessos ou deficiências, o que, a depender da magnitude, pode repercutir negativamente na rentabilidade do produtor.

Consulte mais informação
EMPRETEC

O Empretec é o maior programa de empreendedorismo do mundo, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 34 países, e realizado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae.

Em 2021 o seminário ganhou sua versão rural e aconteceu em Uberlândia em novembro deste ano com subsídio de até 87% para produtores rurais, graças a uma parceria firmada entre o Sebrae Minas, o Sistema Faemg e o Sindicato Rural de Uberlândia.

Consulte mais informação
Crédito Rural, entenda melhor para usufruir dele

O primeiro mecanismo de financiamento oficial rural no Brasil ocorreu em 1931 no governo de Getúlio Vargas, visando atender a principal atividade econômica do País da época – o café. Em 1937, ocorreu a criação da Lei do Penhor, que regulamentou os primeiros contratos de penhor – Lei 492/37.

Nas décadas seguintes, foram criados instrumentos para sustentar as atividades do setor agropecuário, com o advento da Carteira de Crédito Agrícola e Industrial (CREAI) do Banco do Brasil. Em 1964, foi criado o Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), pela Lei 4.595/64.

Consulte mais informação
Anotação de responsabilidade técnica (ART)

A ART é o instrumento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de ser- viços relativos às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.

Criada pela Lei 6.496/1977 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6496.htm), a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é obrigatória para qualquer serviço profissional, independentemente da existência de contrato formalizado.

Consulte mais informação
Origem dos símbolos dos cursos de engenharia agronônimca, florestal e da engenharia agrícola.

O Símbolo da Engenharia Agronômica é uma engrenagem que por recomendação do Confea identifica as profissões relacionadas às Engenharias e representa as áreas tecnológicas em constante funcionamento e em movimento com a evolução da ciência. O agrupamento das seis letras A formam uma engrenagem sextavado, com um espaço em branco no centro, ligado aos seis raios que separam cada uma das letras A. O espaço ao meio pode significar o planeta terra entregue ao homem pela natureza com todos seus recursos e essencial a todas as formas de vida.

Consulte mais informação